A tecnologia educacional diz respeito ao uso de recursos tecnológicos para apoiar a aprendizagem. Isso já era uma tendência que vinha se fortalecendo no decorrer dos anos. Porém, com a pandemia da Covid-19, a adoção de ferramentas tecnológicas pelas instituições de ensino se tornou uma necessidade, acelerando significativamente o processo.
O Pandora já trabalha com essas ferramentas desde 2017 e vínhamos nos aprimorando desde então. Atualmente, o nosso Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) próprio é bastante completo e conta com diferenciais que destacam o nosso sistema de ensino. Confira mais a seguir!
A tecnologia educacional é uma necessidade atual, por isso nós desenvolvemos o Pandora
Gaia, que é o nosso AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), no qual possui os cursos online com DNA sangue laranja.
Cada função desse sistema foi pensada para ser não apenas um espaço de transmissão de aulas, mas também um ambiente que potencialize o aprendizado dos alunos.
Esse sistema é bastante intuitivo. Nele, o aluno encontra todas as suas trilhas de conteúdo organizadas para saber exatamente o que deve assistir. Falando em aulas, todas elas são modulares, a fim de segmentar os assuntos.
Além disso, pensando na importância da integração dos estudantes para o processo de aprendizagem, especialmente no modelo de ensino remoto, o Pandora Gaia conta com as ligas acadêmicas.
Elas são uma espécie de chat, separadas por aulas, por meio das quais os alunos podem tirar suas dúvidas, responder à pergunta de um colega, postar materiais/resumos de aulas para ajudar a turma, entre outras coisas. Por lá, sempre há interação!
Assim, a experiência com as ligas acadêmicas vem se mostrando bastante positiva, pois elas têm sido um espaço de aprendizagem colaborativa, no qual os alunos ajudam uns aos outros a compreenderem o conteúdo. Desta forma, eles são os principais atores na construção do seu próprio conhecimento.
Vale destacar ainda que os chats são monitorados por tutores, os quais dão suporte e ajudam os estudantes a tirarem dúvidas que eles não souberem.
Além disso, o processo de resposta é bastante ágil, otimizando o tempo de estudo, pois no mesmo instante em que é postada a resolução de uma pergunta feita por um aluno, este também recebe uma notificação no seu perfil, avisando-o que sua questão foi respondida.
Outro ponto positivo das ligas acadêmicas é que, ao entrar na aula, o aluno tem acesso a todo o chat anterior e, caso ele tenha uma dúvida que já apareceu, rapidamente é possível solucioná-la, consultando a resolução postada.
Os nossos professores também utilizam as ligas acadêmicas como indicadores de aulas, assuntos e questões que houveram mais dúvidas.
Com a tecnologia educacional é possível produzir aulas e revisões cada vez mais direcionadas, retomar um conteúdo que não tenha sido bem compreendido, avaliar pedagogicamente, de maneira personalizada, as disciplinas que cada aluno possui mais dificuldades e tomar ações mais assertivas, promovendo uma aprendizagem significativa.
A adoção da tecnologia educacional permite o desenvolvimento tanto do corpo docente quanto da instituição de ensino como provedora de conhecimento.
Nota-se que os professores dos tradicionais cursos presenciais, que resolvem se arriscar nesse novo modelo de aprendizagem, tornam-se bem sucedidos, aprimorando consideravelmente suas habilidades de organização geral de cursos e disciplinas, auxiliando o aluno a performar melhor na hora de estudar e a obter melhores resultados.
Outro grande ponto positivo, é o de permitir, de maneira mais intensa, experiências interpessoais, construindo pontes de saber entre as diversas camadas daqueles que constituem o nicho educacional, como alunos, professores, diretores, etc.
Isso torna o aprender muito mais intenso para todos esses grupos, pois as ferramentas tecnológicas, tais como as Ligas Acadêmicas do AVA, permitem que os estudantes possam interagir uns com os outros, mesmo que eles não pertençam à mesma unidade.
Dessa forma, a tecnologia aproxima a todos, promovendo não só o desenvolvimento intelectual dos grupos mencionados, mas principalmente o pessoal.
Além do AVA, o aluno do Pandora também conta com um robozinho esperto que o auxilia na hora de estudar. Trata-se de uma ferramenta por meio da qual o estudante pode, via WhatsApp, acessar as seguintes funcionalidades:
Há ainda outras aplicações que estão sendo desenvolvidas e estarão disponíveis num futuro breve para os alunos.
Pensando na necessidade de incluir a tecnologia na educação, no Colégio Pandora, nós também usamos o Google For Education.
Esse é um espaço virtual voltado para profissionais da educação. Ele possui diversas ferramentas para facilitar a gestão dos processos de sala de aula e a comunicação com os alunos.
Com o suporte da tecnologia educacional, não só os professores saem ganhando, mas também os estudantes, que têm acesso às plataformas integradas e interativas. Isso facilita a organização e execução de provas, trabalhos, dentre outras atividades didáticas.
Podemos citar aqui o Google Sala de Aula o qual permite uma comunicação bastante dinâmica entre professores e alunos, sendo um excelente canal para avisos importantes, postagem de atividades, entre outros.
Também vale mencionar o Google Drive, por meio do qual os professores têm disponibilizado materiais de apoio para nossos estudantes, resoluções de exercícios, etc., e que é de fácil acesso e utilização para todos.
Nós do Pandora vemos que todo o investimento em tecnologia educacional é refletido na qualidade de ensino e no sucesso do aluno. Por isso, continuaremos aprimorando cada vez mais os nossos recursos.
Faça parte da nossa nação laranja e tenha acesso a uma educação moderna e pensada para atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais digital. Para isso, entre já em contato com o Pandora!