O novo ensino médio foi estabelecido com base na Lei nº 13.415/2017 que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e determinou uma mudança em sua estrutura.
A lei foi validada em 16 de fevereiro de 2017 e a sua implementação completa deve ser até 2022. O Pandora Educacional oferece um ensino moderno, a fim de contemplar as necessidades desse novo ensino e também do ensino remoto.
A nova base define que o ensino médio será organizado em quatro áreas de conhecimento, de forma semelhante à como já é aplicado no Enem:
Dentro destas áreas, no novo ensino médio, as únicas disciplinas obrigatórias são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.
Além dessas matérias, a definição dos currículos fica por conta das secretarias de cada estado e das escolas.
A flexibilização na grade curricular tem a intenção de que o estudante possa escolher a área do conhecimento que deseja se aprofundar, ou seja, os itinerários formativos. Dessa forma, os alunos podem optar pelo aprofundamento nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
O Pandora possui foco na autonomia do estudante, com um sistema avaliativo voltado à aprendizagem. A ideia é que os alunos sejam o centro do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, nos preocupamos com o que ele irá aprender e como ele irá aprender, pois somente o ato de ensinar não garante a aprendizagem significativa do estudante.
O novo ensino médio também propõe que o aluno possa incluir o ensino técnico dentro das horas do ensino regular que, com a reforma, vai ter um total de 4.200 horas. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.
A regra também ampliou o tempo mínimo do estudante na escola. Até 2022, deverão ser ofertadas, no mínimo, 1.000 horas por ano, totalizando 3.000 horas durante todo o ensino médio.
A formação geral básica ocupará no máximo 1.800 horas, enquanto os itinerários formativos devem possuir carga horária total mínima de 1.200 horas.
O Pandora está se alinhando às diretrizes estabelecidas pelo novo ensino médio. O projeto pedagógico do colégio envolve:
O programa foi construído com base nos conteúdos focais de aprendizagem estabelecidos pela secretaria da educação. Além disso, é feita a recuperação de conteúdos principais perdidos durante a quarentena estabelecida pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Com as ferramentas digitais, nosso sistema de avaliação formativo pode alcançar um alto nível de excelência, já que as ações dos alunos, desde tarefas até as provas, podem ser mensuradas e direcionadas, identificando quais são os pontos a melhorar e sugerindo ações para isso.
sistema Google Classroom é voltado a gestão das atividades de forma híbrida (online e presencial) na escola, pois somado ao uso de livros didáticos de alto nível, o Sistema de Aprendizagem do Pandora eleva a expectativa dos alunos para inúmeras possibilidades, sonhos e futuros.
Utilizando a tecnologia na educação, o colégio está preparado tanto para aulas presenciais quanto online, de acordo com as previsões e determinações do governo estadual, devido a pandemia.
Um ensino moderno exige não só adequações metodológicas, mas também físicas. Uma nova sala de aula de metodologias ativas e colaborativas está sendo construída para contemplar as necessidades do novo ensino médio.
Dessa forma, possibilitamos que os alunos trabalhem de maneira colaborativa, discutam ideias, e os professores mergulhem nas metodologias ativas em um espaço adequado para esse fim..
Gostou de saber como o Pandora está adequado aos novos padrões estabelecidos? Conheça mais sobre o colégio e o que ele pode oferecer.