A aprendizagem em si é o processo em que o estudante adquire e assimila conhecimentos. Isso ocorre por meio de estudos próprios ou quando são transmitidos por alguém, como é o caso das escolas. Mas e aprendizagem significativa? Do que se trata esse conceito? Descubra no artigo!
Por muitos anos, os modelos tradicionais de educação utilizavam metodologias nas quais os alunos tinham papéis passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, os alunos recebiam informações e as decoravam para utilizar em avaliações, porém, é alta a chance de esquecer tudo o que foi memorizado rapidamente.
Na aprendizagem significativa esse processo funciona de maneira diferente! Nesta perspectiva , o foco é fazer com que a aprendizagem seja significativa para o estudante, ou seja, que o conhecimento faça sentido em sua vida.
Para isso, os novos conhecimentos transmitidos devem interagir com informações já existentes no cérebro do aluno. Assim, é desenvolvido um sentido mais concreto para o conteúdo recém-adquirido, o que facilita na incorporação desse assunto no repertório do estudante.
Isso é necessário pois as informações no cérebro humano, segundo a teoria de David Ausubel, se organizam e formam uma hierarquia conceitual. Elementos mais específicos são associados a conhecimentos gerais, por exemplo, ao relacionar fenômenos da física aos processos do cotidiano.
O professor possui a função de mediar o processo e também de estimular os estudantes a fim de propiciar a aprendizagem significativa, fazendo o uso de metodologias que coloquem o aluno no centro do processo educativo.
Desta forma, o processo de aprendizagem não se torna mais algo mecânico e automático, mas significativo — daí o nome do conceito.
Além de favorecer o processo de aprendizagem e obtenção de novas informações, essa perspectiva de aprendizagem traz diversos outros benefícios aos alunos, como:
Criar mapas mentais é uma excelente ferramenta para desenvolver a aprendizagem significativa. Eles permitem gerenciar as informações adquiridas de forma visual, com objetivo de estruturar, organizar e memorizar o que foi aprendido ao criar relações entre dois conceitos ou mais.
Ou seja, o estudante deve relacionar as informações recém-adquiridas com outros fatos, objetos, acontecimentos e experiências pessoais, de uma forma que faça sentido para ele.
Além disso, matricular seu filho em instituições de ensino que proporcionam uma educação moderna, que atende às necessidades atuais e que seguem às inovações pedagógicas também é uma excelente maneira para promover o acesso à aprendizagem significativa e o desenvolvimento cognitivo.
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